Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Espaço generalista de informação e de reflexão livres. Na verdade, o politicamente incorreto afigura-se, muitas vezes, como a mais eficaz solução para se ser humana e eticamente LEAL! Desde 18.ago.2008. Ano XI.
E agora vem aí o alargamento da escola no 1.º ciclo das 7h30 às 19h...
Leiam o que o Sr. Albino - o tal que ameaça ser presidente da Confap até ser avô... - apregoa como mais uma conquista, já com luz verde do ME:
"Na prática, o que a Confap propõe é que, entre as 7h30 e as 9h da manhã, as escolas ocupem as crianças com actividades lúdicas."
(...)
"No período de férias lectivas, as escolas deverão igualmente assegurar actividades para as crianças. "
(...)
"Haverá um júri responsável e as propostas podem incluir canto coral ou folclore, visitas a museus, visionamento de filmes...", especificou o presidente da Confap, para quem se trata, aliás, de assegurar a sobrevivência da escola pública: "Esta coisa de despejar a matéria e depois esperar que, em casa, os pais tenham literacia suficiente e computadores para ajudar os filhos a perceber as matérias tem que acabar, porque o mundo mudou e as escolas têm que se adaptar."
Professor anónimo dixit:
»Então tomem lá e embrulhem!
Se pensavam que os pais, os avós e o resto da familia eram os principais agentes educativos na vida das crianças... desenganem-se!
Não tarda temos a escola aberta aos sábados e domingos porque há pais e mães que também trabalham ao fim de semana e para não falar nos que trabalham por turnos... também daria jeito umas camaratas ...
Já agora e porque não pensar na ideia da escola-internato, tipo entra com 4 meses e sai quando estiver apto a trabalhar e viver autonomamente? Os "pais" podiam visitá-los durante esse período, claro! Desde que isso não perturbasse os seus afazeres... ou então também podiam acompanhar a evolução das suas crias por video-conferência.
Parece-me que há que debater não a escola, mas os pais! Afinal o que é ser pai e mãe? Que funções? Que afectos?»